Trabalhando a história Pedro Vira Porco-Espinho!
Encaminhamento metodológico:
Atividade 01: Realizar a contação da história: Pedro Vira Porco-Espinho. Após a história conversar com as crianças sobre o personagem e o que representa a expressão “virar porco-espinho”. No caso, significa irritar-se, ficar bravo. Aproveitar a história para mostrar fotos com expressões faciais que representam estar bravo. Depois, pedir que as crianças façam “cara de bravo”. Conversar com as crianças explicando que as expressões faciais transmitem os sentimentos que estão aflorando dentro de nós.
Brincadeira: Vamos brincar de reproduzir expressões. Colocar dentro de uma caixa várias fotos com expressões que representam sentimentos diferentes: medo, alegria, dor, entre outras. Convidar uma criança por vez para ir a frente, sortear uma foto e reproduzir a expressão, enquanto as crianças tentam adivinhar a qual sentimento essa expressão pode ser associada.
Vou deixar pra vocês o link do arquivo das imagens que eu utilizei. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!
Atividade 02: explicar para as crianças que Porco-Espinho é um animal selvagem, que mora na floresta e que possui espinhos afiados. Vamos colorir o porquinho com tinta guache e para representar os espinhos, realizar colagem com barbantes.
Clique aqui para baixar o porco-espinho em PDF!