A batalha das cores (Autora Cláudia Corrêa )
Já a cor Amarela achava que tudo ao seu redor deveria ser amarelo, pois o amarelo é uma cor que representa a alegria e ilumina todos sua volta, assim como sol.
O Azul pensava muito diferente das duas cores, pois ele é achava que tudo deveria ser azul. Porque, afinal, o azul representa a tranquilidade, a harmonia. É assim as cores vermelha, azul e amarela passavam horas e horas discutindo qual das cores deveriam pintar todas as coisas à sua volta. E de tanto discutirem, sem chegar a nenhuma conclusão, o Vermelho disse:
– Vamos fazer uma disputa?
– Como assim uma disputa? Disse o amarelo interessado.
O vermelho explicou: – Vamos fazer um campeonato de quem tem mais coisas com a sua cor e aquele que tiver mais coisas ganha a disputa. E, assim pintamos tudo das cores daquele que ganhar a disputa.
– Muito bem pensado! Disse o azul.
E assim começaram a disputa. O Vermelho muito inquieto disse:
– Eu começo primeiro!
– A maçã é vermelha como eu!
– Ha ha ha! começou a rir, o amarelo!
– A banana é amarelinha como eu!
– Agora é minha vez! Disse o azul.
– Está vendo aquele céu maravilhoso? Ele é azul como eu!
– Ninguém ganha de mim não!
E assim as três cores ficaram fazendo disputa entre si. Mas não chegaram a nenhuma conclusão.
Quando já estavam cansados daquela disputa, o azul disse:
– Gente, somos todos importantes cada um com a sua cor e fazemos a diferença aqui no nosso lugar. O que nos torna especiais é sermos diferentes uns dos outros. Por isso, eu tenho uma proposta para vocês! Vamos nos juntar e fazer novas cores.
E assim juntou o Amarelo e o Azul e formou o Verde! Juntou o Vermelho e o amarelo e formou o laranja. Juntou o azul e o vermelho e formou o roxo. E assim o país das cores se tornou muito mais colorido e todos ficarem felizes, pois com as novas cores puderam formar outras novas cores e pintar até um arco-íris.