O brincar é a mais alta forma de pesquisa!

Albert Einstein

O brincar é a mais alta forma de pesquisa!

Albert Einstein

História: A batalha das cores! – Trabalhando cores primárias e secundárias na educação infantil!

Trabalhando cores primárias! ❤️💙💛

Trabalhei as cores primárias e secundárias através da história: A batalha das cores!!

Na história, os três personagens (amarelo, azul e vermelho) desejam colorir o mundo com suas cores, até que decidem trabalhar juntos, e algo especial acontece: Descobrem novas cores!! Através da história, realizei uma sequência didática com algumas atividades de registro! Q

⚠️Para realizar a contação de histórias eu confeccionei os personagens com vidros de sabão líquido vazios, água e corante.

⚠️Em determinado momento da história, as cores se misturam, então “abro” os personagens e misturamos as cores e descobrimos a cor resultante dessa mistura!

⚠️Utilizamos o papel celofane para “enxergar” o mundo de acordo com o desejo de cada personagem: tudo azul, tudo amarelo, tudo vermelho. Depois entreguei um pedacinho de cada cor para as crianças levarem para casa e mostrarem às famílias.

⚠️Nós realizamos uma tour pelo CMEI levando nossos personagens AMARELO, VERMELHO E AZUL para encontrar itens para colocar no “mundinho” de cada um! Os cartazes da parede são da @deysianesensei e auxiliaram a completar nossa dinâmica!

(HISTÓRIA COMPLETA NO FIM DA POSTAGEM)

 A batalha das cores  (Autora Cláudia Corrêa )

No mundo das cores moravam  três cores muito lindas e iluminadas! A Cor vermelha tem um temperamento muito forte. E não gostava de ser  contrariada!  Tudo tinha que ser do jeito e na sua cor. Ela achava que  as coisas deveriam ser todas vermelhas! Ela dizia que o vermelho é forte e vibrante, assim como ela!

Já a cor Amarela achava que tudo ao seu redor deveria ser amarelo, pois o amarelo é uma cor que representa a alegria e ilumina todos sua volta, assim como sol.
O Azul pensava muito diferente das duas cores, pois ele é achava que tudo deveria ser azul. Porque, afinal, o azul representa a tranquilidade, a harmonia. É assim as cores vermelha, azul e amarela passavam horas e horas discutindo qual das cores deveriam pintar todas as coisas à sua volta. E de tanto discutirem, sem chegar a nenhuma conclusão, o Vermelho disse:
– Vamos fazer uma disputa?
– Como assim uma disputa? Disse o amarelo interessado.
O vermelho explicou: – Vamos fazer um campeonato de quem tem mais coisas com a sua cor e aquele que tiver mais coisas ganha a disputa. E, assim pintamos tudo das cores daquele que ganhar a disputa.
– Muito bem pensado! Disse o azul.
E assim começaram a disputa. O Vermelho muito inquieto disse:
– Eu começo primeiro!
– A maçã é vermelha como eu!
– Ha ha ha! começou a rir, o amarelo!
– A banana é amarelinha como eu!
– Agora é minha vez! Disse o azul.
– Está vendo aquele céu maravilhoso? Ele é azul como eu!
– Ninguém ganha de mim não!
E assim as três cores ficaram fazendo disputa entre si. Mas não chegaram a nenhuma conclusão.
Quando já estavam cansados daquela disputa, o azul disse:
– Gente, somos todos importantes cada um com a sua cor e fazemos a diferença aqui no nosso lugar. O que nos torna especiais é sermos diferentes uns dos outros. Por isso, eu tenho uma proposta para vocês! Vamos nos juntar e fazer novas cores.
E assim juntou o Amarelo e o Azul e formou o Verde! Juntou o Vermelho e o amarelo e formou o laranja. Juntou o azul e o vermelho e formou o roxo. E assim o país das cores se tornou muito mais colorido e todos ficarem felizes, pois com as novas cores puderam formar outras novas cores e pintar até um arco-íris. 



https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá! Meu nome é Jéssica Cristina. Atuo como professora na rede pública desde 2016. Sou pedagoga e licenciada em Matemática pela UTFPR. Apaixonada pelo ensino lúdico e pelo universo da Educação Infantil, compartilho com muito carinho meus materiais e experiências em sala de aula! Espero que gostem! Siga-me nas redes sociais e fique por dentro das novidades: @profjessicacristina. Até mais!

Categorias